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Código de Conduta Autonomoz

Queremos que a experiência na plataforma seja agradável e segura para todos. As dicas e recomendações aqui apresentadas têm o objetivo de assegurar que motoristas e usuários tenham viagens de qualidade. Por favor dediquem um momento a lê-las. Seu comportamento faz diferença.


Termos de Uso

Como usuário você concordou com nossos Termos de Uso no momento em que é ativado para receber ofertas de corridas através do aplicativo Autonomoz. Caso você viole esses termos poderemos tomar providências inclusive encerrando permanentemente a sua conta. Por exemplo se você deixar de incluir informações corretas, atualizadas e completas em seu cadastro — o que inclui deixar um método de pagamento inválido ou expirado, permitir que outra pessoa utilize sua conta inclusive, mas não apenas, pessoa sem a idade mínima exigida ou se for constatado que você mesmo não atende ao requisito de idade. Adicionalmente criamos um conjunto de princípios que regem a comunidade Autonomoz, que é composta por você, motorista autônomo, passageiros e as empresas que eles fazem parte e o time Autonomoz que interage com você. Conheça aqui os pontos que compõem o nosso Código de Conduta:


Acima de tudo segurança

Todos queremos ir de um ponto A a um ponto B com segurança. Portanto, certifique-se de cumprir a legislação de trânsito e local. Use o cinto de segurança sempre que estiver no carro — e por favor não porte armas dentro do carro. Claro que os motoristas ativos têm uma responsabilidade adicional quando se fala em segurança na plataforma. Isso significa respeitar os limites de velocidade, não enviar mensagens de texto enquanto dirige, usar sempre um suporte de telefone e jamais dirigir sob o efeito de álcool ou drogas em atenção ao que determina a lei. E se você se sentir cansado enquanto dirige, faça uma pausa, o descanso é fundamental. Como dizem os especialistas “dormir é a única medida preventiva verdadeiramente eficaz contra os riscos da sonolência ao volante.”


Respeito mútuo

É importante que você trate todos que fazem parte da comunidade com o mesmo respeito que você gostaria de receber. A forma como você usa a Plataforma da Autonomoz faz toda diferença na segurança e no conforto das outras pessoas. A cordialidade é muito importante. Por isso esperamos que você use o bom senso e mantenha a compostura ao usar a Plataforma e se conectar com os demais integrantes da comunidade Autonomoz — é esperado o mesmo comportamento que você teria em um espaço público. É questão de civilidade não gritar, xingar ou bater violentamente a porta do carro. E zelando pelo carro em que estiver – seja mantendo as condições de higiene (não abandonando lixo, limpando restos de alimentos ou bebidas, odores ou seja garantindo um ambiente agradável para o passageiro) – você o manterá em boas condições e assegurará que a próxima pessoa tenha uma viagem agradável também. Acima de tudo lembre-se de que ao interagir com outras pessoas na comunidade Autonomoz você encontrará indivíduos diferentes de você tanto na aparência como no modo de pensar. Respeite essas diferenças. Queremos que todos se sintam conectados ao interagir com os demais integrantes da comunidade Autonomoz. Isso é fundamental para que todos possam ter experiências saudáveis e positivas.


POR QUE OS MOTORISTAS PODEM PERDER O DIREITO DE ACESSO AO APP

A Autonomoz reserva-se o direito de recusar o credenciamento de novos motoristas ou de descredenciar motoristas já cadastrados a qualquer momento, em caso de conflito de interesses. Isso inclui, mas não se limita a, situações em que o motorista seja colaborador ativo de empresas contratantes que utilizam nossos serviços para a intermediação de viagens, visando garantir a imparcialidade e o bom funcionamento da plataforma. Se você é motorista ativo e sua conta for temporariamente bloqueada ou desativada isso limita sua capacidade de gerar renda usando a plataforma. E é por isso que achamos importante ter políticas claras que expliquem as circunstâncias nas quais você pode ter o acesso negado. Sempre podem surgir situações imprevistas capazes de fazer com que você perca acesso a sua conta de motorista ativo — e nós podemos atualizar esta política — mas eventos relacionados às questões abaixo são causa suficiente para que providências sejam tomadas: qualidade, segurança, fraude e discriminação.


Uso de Ferramentas para Manipulação de Localização

A transparência e a precisão das informações fornecidas pelos motoristas são fundamentais para o funcionamento seguro e eficaz da plataforma Autonomoz. O uso de ferramentas ou métodos que manipulem a localização geográfica, como aplicativos de Fake GPS ou similares, compromete a confiança entre motoristas, usuários e a plataforma, sendo considerado uma prática fraudulenta.
Quando identificada a manipulação de localização, a conta do motorista será imediatamente descredenciada da plataforma, sem possibilidade de reativação. Essa medida é necessária para preservar a integridade dos serviços oferecidos e garantir uma experiência justa e confiável a todos os usuários.
O motorista reconhece que práticas dessa natureza não apenas violam as políticas da Autonomoz, mas também podem causar prejuízos a terceiros. A Autonomoz se reserva o direito de verificar e monitorar a conformidade das atividades realizadas na plataforma e adotar as ações cabíveis, sempre em conformidade com as legislações aplicáveis


Documentação necessária para ativação

    Prezamos pela segurança dos usuários e clientes por isso são exigidas as verificações abaixo:


  • Veículo com no máximo 08 anos de uso equipados com ABS e Air Bag.

  • Fotos do Veículo (LATERAL L/D, LATERAL L/E, TRASEIRA, DIANTEIRA, INTERNA).

  • Seguro com cobertura mínima na modalidade APP - Acidentes Pessoais a Passageiros do Veículo com as seguintes coberturas por passageiro: MA - Morte Acidental - R$ 100.000,00; IPA - Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente - R$ 100.000,00 e DMHO - Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas - R$ 15.000,00.

  • Motorista CNH com OBS (EAR ou exerce profissão remunerada) e tempo mínimo de habilitação de 2 anos.

  • Cópia do documento do veículo de propriedade de motorista ou apresentação de contrato de locação com firma reconhecida em cartório.

  • Ficha de cadastro devidamente preenchida.

  • Antecedentes criminais (Estadual e Federal).

  • Medidor de sulco de pneu para checagem de segurança.
  • Poderemos desativar permanentemente a sua conta ou suspender temporariamente quando ausente as documentações acima listadas que garantem a segurança e qualidade do serviço prestado.


Qualidade

Os Usuários esperam que seus motoristas dirijam com segurança e ajam com cortesia e profissionalismo. Quanto melhor a qualidade do serviço maior o número de usuários que farão viagens o que por sua vez significa mais oportunidades de geração de renda para motoristas ativos. Serviço ruim tem o efeito contrário.


Incidentes de Segurança

Temos também uma equipe de suporte disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para investigar incidentes de segurança. Ações que ameacem a segurança de motoristas ativos e usuários serão investigadas e se confirmadas poderão levar ao encerramento permanente de sua conta.


Verificação de Segurança

Todos os motoristas que desejarem usar o aplicativo são submetidos a um processo de verificação de segurança no momento de ativação de sua conta. Informamos que podem ser feitas vistorias sem data prévia e horário marcado.


Direção segura

Esperamos que os motoristas ativos que utilizam o nosso aplicativo dirijam sempre com segurança.


Violação da lei

Esperamos que os motoristas ativos que usam o aplicativo cumpram sempre todas as leis federais, estaduais e municipais bem como as normas de trânsito. Isso inclui o cumprimento da regulamentação referente ao serviço de transporte individual privado intermediado por aplicativo eventualmente existente na região onde você atua. Por exemplo, enviar mensagens de texto enquanto dirige, exceder a velocidade ou usar o APP Autonomoz para cometer crimes inclusive tráfico de drogas ou de pessoas, exploração sexual ou infantil. Também poderemos desativar permanentemente a sua conta em situações como: envolver-se em atividades ilegais; não manter registro do veículo ou carteira de motorista válidos; e receber notificação de infração de trânsito séria ou múltiplas infrações de trânsito que indiquem condução insegura.


Banimento de armas de fogo

É proibido que usuários e motoristas ativos portem armas de fogo no veículo enquanto usarem nosso aplicativo.


Tolerância zero com álcool e drogas

Não toleramos o uso de álcool ou drogas por nossos motoristas ativos enquanto dirigem ciente de que esporadicamente poderão ser realizadas Blitz com etilômetro como garantia da segurança dos usuários. Desativaremos permanentemente a conta de qualquer motorista encontrado sob efeito de drogas ou álcool enquanto estiver usando o aplicativo.


Limite diário de prestação de serviço

Os motoristas ativos na plataforma Autonomoz não podem permanecer prestando serviço após a décima segunda hora consecutiva contando a partir do momento do aceite da primeira corrida, ainda que tenham ocorridas pausas dentre este período. Recomendamos que você só dirija se estiver em plenas condições, evite continuar na direção do veículo se compromete a sua saúde e coloca em risco a vida dos passageiros.


Início e fim de corridas

Temos como regra que a corrida tem início com o embarque do passageiro e o encerramento no desembarque do último.


Aceite e início de corridas agendadas

Aceite de Corrida Agendada: Esperamos que os motoristas ativos no nosso Aplicativo que aceitam uma corrida agendada cumpram com o compromisso agendado.


Desvio de trajeto

Esperamos que os motoristas ativos que utilizam o nosso aplicativo não façam desvio de trajeto e comuniquem quaisquer eventualidades que afetem a execução da viagem com a Central Autonomoz.


Deslocamento de ida e Taxa de Retorno

Haverá remuneração de ida em todas as corridas que ocorrerem em município distinto da localidade de aceite da corrida. Considerando a distância entre o local de aceite do motorista ao ponto de embarque. O motorista poderá ser eleito ao recebimento de taxa de retorno quando o encerramento da corrida ocorrer em município distinto do município de origem. Considerando a distância entre o último desembarque ao ponto de origem da corrida. A taxa de retorno será calculada com base no trajeto entre o último desembarque (término da OS) e o local de origem da corrida de acordo com o trajeto mais eficiente ou de menor quilometragem prevista já previamente calculado pelo sistema de mapas. Caso o motorista aceite uma nova corrida durante o trajeto de retorno sem passageiro, a taxa de retorno será recalculada com base na distância percorrida entre o último desembarque (término da OS) e o aceite da nova; se a última corrida sequencial do período finalizar fora do raio da cidade base e o motorista retornar vazio, haverá remuneração da taxa de retorno complementar. Caso o motorista opte por não retornar a cidade base ao final do período online vigente, não fará jus a taxa de retorno bem como a cidade em que ocorrer seu próximo login passará a ser sua base.


Comunicação com a Central Autonomoz

Toda e qualquer situação referente as corridas devem ser reportadas de imediato para a Central do App Autonomoz. Em caso de falta desta comunicação, sua conta poderá ser suspensa ou encerrada. Se tomarmos conhecimento de qualquer desses comportamentos entraremos em contato com você para investigar o que aconteceu. Dependendo da natureza da situação, poderemos suspender sua conta durante a investigação. Se a situação for séria ou uma violação reincidente, ou se você se recusar a colaborar, você poderá perder o direito de acesso. Qualquer comportamento envolvendo violência, má conduta sexual, assédio, discriminação ou atividade ilegal resultar na perda imediata de sua conta. As contas de qualquer motorista que receba diversas ou sérias reclamações de má direção, direção insegura ou distração ao volante durante o uso do aplicativo terão suas contas desativadas imediatamente. Além disso, quando as autoridades policiais estiverem envolvidas, nós cooperaremos com as investigações de acordo com os termos da legislação aplicável (Marco Civil da Internet) e das nossas Diretrizes para Autoridades Policiais/Judiciárias. Quando você tiver qualquer problema durante uma corrida a partir do aceite, deve comunicar imediatamente à Central do App Autonomoz, a ausência de comunicação poderá acarretar a perda do direito de acesso ao app.


Vestuário

Temos como padrão de vestimenta: Calça, Camisa e Sapato Social fechado. Esperamos que nossos motoristas ativos utilizem a mesma quando estiveram a serviço pelo nosso APP.


Contato físico com usuários

O nosso Código de Conduta é muito claro no sentido de que você não deve tocar nem assediar ninguém durante as viagens. Lembramos que temos uma regra que proíbe qualquer tipo de interação sexual. Isso significa que não pode haver nenhum tipo de interação sexual entre motoristas ativos e usuários em hipótese alguma durante uma viagem com o aplicativo. E você jamais deve agredir fisicamente ou machucar um usuário.


Uso de linguagem ou gestos inapropriados

Por exemplo perguntas íntimas, ameaças, comentários ou gestos com apelo sexual, agressivos, de natureza discriminatória ou desrespeitosa.


Contato indesejado com usuários após o término da viagem

Por exemplo enviar mensagens de texto, telefonar, entrar em contato em mídia social ou visitar alguém após o término da viagem.


Discriminação

Nosso aplicativo visa oferecer transporte confiável para todas as pessoas em todos os lugares. Não toleramos qualquer tipo de discriminação. Não é aceitável recusar a prestação de serviços com base em características dos usuários como raça, religião, nacionalidade, necessidade especial, orientação sexual, estado civil, identidade de gênero, idade ou outra característica individual. Ações como essas podem resultar na desativação permanente de sua conta.


Relação com outros motoristas da comunidade Autonomoz

A relação entre os motoristas parceiros também deve ser cordial durante o uso do aplicativo Autonomoz. Não sendo toleradas intimidações, agressões verbais ou físicas ou assédios de qualquer natureza, podendo ensejar na suspensão ou desativação permanente de sua conta.